Regulamento do Concurso


1. FINALIDADE DO CONCURSO
O presente concurso tem por finalidade abrilhantar as comemorações dos 69 anos de existência do 3º REGIMENTO DE CARROS DE COMBATE, dos quais 5 anos na cidade de Ponta Grossa-PR, que acontecerá no dia 20 de setembro de 2013.

2. TEMA PARA A FOTO
Esta edição do concurso de fotografia terá como tema o 3º Regimento de Carros de Combate.

3. IDEIAS FORÇA PARA O TEMA
  • A Viatura Blindada de Combate Leopard 1 A5 BR e seu poder de dissuasão.
  • 3º RCC - o quartel de cavalaria mais moderno do Exército Brasileiro.
4. PARTICIPANTES
Serão admitidos no concurso, participantes de qualquer idade, sendo que crianças e adolescentes deverão estar acompanhadas dos pais ou responsável.
Ao formalizar a inscrição, o participante assume:
  • ser o único detentor dos direitos de autor das fotografias entregues ao concurso;
  • autorizar a exposição, divulgação e posterior utilização das fotografias em decoração nas dependências do 3º REGIMENTO DE CARROS DE COMBATE, não recebendo por isso qualquer remuneração; e
  • autorizar o 3º REGIMENTO DE CARROS DE COMBATE, a divulgar nos veículos de comunicação (rádios, jornais e sites), o nome dos participantes do concurso, bem como as fotografias entregues e vencedoras.
5. INSCRIÇÃO
A inscrição é gratuita e poderá ser feita na Seção de Comunicação Social do 3º REGIMENTO DE CARROS DE COMBATE, sito à Avenida Gen Aldo Bonde, 333 – Núcleo Santa Terezinha, Bairro Contorno, Ponta Grossa - PR, Tel (42) 3239-1008, ou através do site www.concurso3rcc.blogspot.com.br. Todos os candidatos que realizarem a inscrição deverão assinar a autorização para divulgação e o termo de doação das suas fotografias. Aqueles que realizarem a inscrição pela internet assinarão a autorização e o termo de doação, no ato de entrega, das fotografias e do CD.

A inscrição deverá ser feita até às 17:00 horas do dia 09 de setembro de 2013.
Cada participante poderá concorrer com no máximo 03 (três) fotografias.
A organização do 3º REGIMENTO DE CARROS DE COMBATE reserva-se o direito de não aceitar no concurso inscrições que não estejam em conformidade com o regulamento.
Maiores esclarecimentos através do e-mail: fotos3rcc@gmail.com

6. MATERIAL PARA CONCURSO
As fotografias deverão ser reveladas no tamanho 20 cm x 28 cm e entregues juntamente com um CD (as fotografias também deverão constar no CD). O nome do participante será colocado em um envelope lacrado que receberá uma numeração. Essa numeração também será colocada nas fotos e no CD, os quais serão colocados em outro envelope para serem futuramente julgados. Esse procedimento visa manter a lisura do processo de julgamento. Os envelopes numerados com o nome dos participantes só serão abertos durante a cerimônia específica para conhecimento dos vencedores.

As fotografias que constarem no CD deverão ser coloridas, digitais, nos formatos JPG ou TIF nos tamanhos originais de 20 cm x 30 cm ou 30 cm x 20 cm, com resolução mínima de 300 dpi (5 Mega pixels) e máxima de 400 dpi. Não serão aceitas fotografias em preto e branco, em desacordo com as especificações técnicas e impressas.

Fotografias compostas, sobreposições e imagens manipuladas digitalmente ou com qualquer outro artifício, assim como fotografias cujo tamanho/resolução foi aumentado posteriormente, serão excluídas do concurso.

As fotografias e os CDs entregues para o julgamento do concurso, não serão devolvidos, em hipótese alguma, aos respectivos donos.

Os participantes deverão agendar o dia e o horário que desejam realizar as fotografias (todos os dias da semana estarão disponíveis).

O agendamento deverá ser realizado através do e-mail: fotos3rcc@gmail.com e será concluído quando o participante receber a confirmação, através e-mail, que foi agendado. O e-mail para agendamento deverá ser enviado de segunda-feira à sexta-feira até às 15:00 horas.

Não serão movimentados ou disponibilizados materiais de emprego militar para montar uma fotografia ou servirem de plano de fundo para a mesma.

O agendamento para realização das fotografias iniciará a partir da cerimônia de abertura que será no dia 20 de agosto de 2013, às 16:00 horas.

7. PRAZOS
A entrega das fotografias e dos CDs é de responsabilidade dos concorrentes e deve ser feita diretamente na Seção de Comunicação Social do 3º REGIMENTO DE CARROS DE COMBATE, até às 17:00 horas do dia 9 de setembro de 2013.

8. JÚRI
Os trabalhos serão avaliados por uma  comissão julgadora, composta por três membros, não havendo apelo das suas decisões.
A comissão julgadora selecionará os 3 (três) melhores trabalhos.
Para a seleção das fotografias, a comissão julgadora basear-se-á nos seguintes critérios:
  • criatividade e originalidade;
  • componentes estéticos e visuais (harmonia, cores e formas);
  • qualidade artística; e
  • adequação ao tema.

9. PRÊMIOS
Os prêmios serão os seguintes:
1º Lugar  - R$ 500,00 (quinhentos reais).
2º Lugar - R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais).
3º Lugar - R$ 150,00 (cento e cinquenta reais).

A cerimônia para conhecimento dos vencedores do concurso será realizada no auditório do 3ºRCC, no dia 16 de setembro de 2013, às 14:00 horas. Os vencedores do concurso serão convidados a receber seus prêmios no dia 20 de setembro de 2013, às 10:00 horas, durante a formatura alusiva ao aniversário do 3º RCC, no próprio quartel.
  

MARCELO MURGA DA SILVA -Tenente Coronel
Comandante do 3º Regimento de Carros de Combate